- Ano: 2013
-
Fotografias:Grimshaw Architects
Pulkovo Airport Construction Update: November 2012 from Grimshaw on Vimeo.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Grimshaw está trabalhando em uma equipe com Naco, Arup, Buro Happold e Chapman Taylor, para projetar um novo terminal e novo aeroporto para o Aeroporto de Pulkovo, São Petersburgo, na Rússia.
O Plano Diretor representa e responde ao clima e ao patrimônio de São Petersburgo. A impressionante cobertura do novo terminal e seu envelope são projetados para acomodaras variações extremas do clima experienciado pela cidade. A mais importante delas são as fortes nevascas vivenciadas no inverno. A cobertura é criada a partir de uma série de compartimentos de 18 m, o que funciona efetivamente como grandes funis, rasos o suficiente para não incentivar a coleta de neve, mas profundos o suficiente para permitir uma drenagem eficaz.
O Aeroporto Pulkovo deve atuar como um Portão de entrada tanto para São Petersburgo como para Rússia, ao mesmo tempo que refletir a cidade que serve. Portanto, o layout interno do novo terminal é composto por zonas bem definidas e separadas, ligadas por passarelas individuais para ecoar o layout externo de ilhas e pontes que compõem a cidade. Estas salas grandes e abertas são análogas com os muitos espaços cívicos encontrados em São Petersburgo, enfatizando o papel do aeroporto como o primeiro e último grande espaço público da cidade.
Esta ênfase é levada ao masterplan do Aeroporto. Isto ocorre principalmente na avenida formada por esculturas alinhadas que configura o portão de entrada do Aeroporto. É uma reminiscência da Grand Avenue de São Petersburgo e termina em uma grande praça, que representará o passado, o presente e o futuro da cidade através de uma série de pavilhões. O patrimônio de São Petersburgo está incorporado aqui diversas esculturas que representam emblemas principais da cidade, o cetro, a âncora do rio e a âncora do mar. A colocação destes símbolos permite que estes sejam vistos individualmente, ou em conjunto como uma vista da entrada da Grand Avenue, criando o brasão de S. Petersburgo.